sexta-feira, 5 de novembro de 2010

filogénese e ontogénese

A aquisição de estruturas organizacionais complexas e a adopção de formas de conduta afastadas da organização própria dos outros animais foram conquistas progressivas da Homem ao longo da evolução.
Para evitar ambiguidades, importa esclarecer dois sentidos que se atribuem ao termo evolução: sentido filogenético e sentido ontogenético.



Filogénese: A Filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. Ou seja, o sentido filogenético está presente quando a palavra evolução nos remete para o progresso da espécie humana, ocorrido desde as longínquas origens da vida até à forma que os Homens assumem na actualidade.

No âmbito da Filogénese, o conceito de evolução é o fulcro da teoria que Charles Darwin expôs em A origem das espécies, livro publicado em 1859. Segundo Darwin, os seres não são todos iguais, apresentando caracteres que os individualizam. A ocorrência e luta pela sobrevivência geram, assim, uma selecção natural nos seres vivos, fenómeno que, segundo Darwin, é a mola impulsionadora da evolução.
 


Ontogénese: O conhecimento é encarado como um processo de modificações e adaptações ao meio que desde o nascimento  ocorre em todos os seres vivos. Ou seja, verifica-se o sentido ontogenético, quando o termo evolução nos remete para o desenvolvimento do individuo, desde a concepção até ao final da vida, a velhice.

Jean Piaget (1896-1980), o criador desta abordagem científica do conhecimento (a Psicologia Genética), começou por estudar o modo como, em cada indivíduo se desenvolve a faculdade de raciocinar (abordagem genética) considerando, deste modo, que esta faculdade  não está pré-constituída aquando do nascimento de uma criança. Chegou à conclusão de que na origem do conhecimento estaria um processo dinâmico em que há uma permanente interacção entre o sujeito e o objecto. O estudo deste processo , conduziu Piaget a descobrir  quatro grandes períodos ou estádios que são caracterizados em função das capacidades, de que um indivíduo dispõe para a apreensão e organização da realidade.  

Estádio sensorio-motor:


Estádio pré-operatório:




Estádio das operações concretas:




Estádio das operações formais.

10 comentários:

  1. Excelente conteúdo de psicologia,biologia,educação com base no evolucionismo e que nos remete a busca de outras fontes e estudos.Muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porém não se prova nem que a evolução é verdadeira e muito menos que o indivíduo desenvolve a capacidade cognitiva ou raciocinar,sao declarações vazias e retóricas nada mais.
      Por que só os seres humanos desenvolveram a capacidade de raciocinar?Como o conhecimento pode ser adquirido pela interação com o objeto ?
      O sujeito busca o contanto com o objeto,logo o objeto é passivo, é a busca do sujeito pelo objeto que produz conhecimento sobre o objeto

      Eliminar
    2. O problema do evolucionismo piagetiano é a carga de positivismo impregnada em sua análise, que torna a formação psicossocial extremamente difícil em relação ao outro, à diferença. Afora o positivismo tomado de Lévy Bruhl, a obra de Piaget guarda uma contribuição importante.

      Eliminar
    3. Uma questão de Genética - de Psicologia B (12º Ano)

      Eliminar
  2. Ajudou-me imenso Obrigada e continue

    ResponderEliminar
  3. Gostei, mas deveria ter discorrido sobre cada estágio, assim, fica mais ilustrativo a quem vier ler pela primeira vez

    ResponderEliminar
  4. O conteúdo traz um bom resumo. Para enriquecer, poderia abordar (ou pelo menos citar) outras perspectivas. No caso dos planos genéticos do desenvolvimento humano, as ideias de Lev S. Vigotski. No caso da ideia evolucionista, a perspectiva do Design Inteligente.

    ResponderEliminar
  5. Concordo em que o artigo ficaria mais completo se se fizesse uma análise de cada estágio ou estádio. Mas em linhas gerais está bem o artigo, embora sucinto.

    ResponderEliminar